A arte possui um papel essencial na vida de toda criança. Através dela, a infância ganha mais cor, conhecimento e aprendizado. A prática de artes plásticas na educação infantil é transformadora.
As atividades artísticas desenvolvem o senso crítico, a criatividade e a sensibilidade. Essas habilidades permitem que a criança tenha um desenvolvimento psicológico e pessoal elevado e, acima de tudo, saudável.
Além de novas habilidades, a criança também aprende a enxergar de diferentes perspectivas, desenvolvendo, assim, um raciocínio interdisciplinar. Dessa forma, o indivíduo faz leituras e interpretações de diversos ramos do conhecimento com maior facilidade.
Por causa das diferentes manifestações artísticas aprendidas com as artes plásticas na educação infantil, os alunos conquistam a capacidade de criação, produção e construção.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), planejada pelo Ministério da Educação (MEC), as escolas “têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens”.
Estimular o senso criativo, artístico e cultural da criança é muito importante para a valorização da sua cultura, o autoconhecimento e, inclusive, a sua jornada pessoal de desenvolvimento integral.
Desde a pré-história, o ser humano se comunica, se expressa e compartilha o seu conhecimento através da arte. Características intelectuais, sociais e emocionais são só alguns dos aspectos adquiridos na infância com o apoio das artes.
Sabe quais são as principais habilidades desenvolvidas com as artes plásticas na educação infantil? Confira!
Após analisar uma obra de arte apresentada pelo professor, a criança compartilha seus sentimentos, impressões e inferências com os colegas.
Essa troca interativa, a partir da percepção e entendimento de cada aluno, gera questionamentos, cria e esclarece dúvidas, amplia perspectivas, e desenvolve o respeito aos diferentes pontos de vista e estilos de criação.
A capacidade de raciocinar e ouvir o outro contribui para o diálogo e a empatia necessária nas interações com a sociedade.
Expressar emoções é essencial para a saúde mental e o convívio social.
Por meio de atividades como o desenho e a pintura, por exemplo, as crianças comunicam seus anseios, angústias, alegrias e aspirações, de forma natural e espontânea.
As artes plásticas na educação infantil facilitam a compreensão do mundo a sua volta. E, além delas, aulas práticas que incentivam o movimento corporal também estimulam o funcionamento do corpo e da mente.
Atividades extracurriculares envolvendo as práticas corporais, como capoeira, judô, balé, ginástica rítmica, e futebol na educação infantil ajudam as crianças a explorarem o próprio corpo e desenvolverem o autoconhecimento.
Dessa forma, elas conseguem descobrir seus pontos fortes e fracos, conhecendo-se e aprendendo a controlar sua linguagem corporal.
Por meio dessas práticas corporais, além das artes plásticas na educação infantil, os alunos manifestam emoções que ainda não conseguem verbalizar.
A percepção dos sentidos é um dos pontos mais importantes observado com a prática das artes plásticas na infância.
Compreendendo a relevância da arte para bebês, crianças e pré-adolescentes, os professores apresentam vivências lúdicas que aguçam a o desenvolvimento motor, em termos de coordenação ampla e motricidade fina, e também a sensibilidade visual, tátil e auditiva dos alunos.
Com isso, por exemplo, ao escutarem uma música, eles passam a se interessar pela identificação dos instrumentos e ritmos, pois as experimentações artísticas descortinam novas realidades e fomentam interesses investigativos de compreensão ampliada desse rico universo das artes.
Esses são só alguns dos benefícios das artes plásticas e de outros movimentos artísticos na educação infantil. Contribua com a educação artística dos seus filhos e ajude-os em seu desenvolvimento!
(71) 3248-2031 / 3344-1360
Rua dos Radialistas, 85 – Pituba,
Salvador – BA. CEP: 41810-650
Segunda a Sexta – 7h30 às 17h30
Escola Recanto de Fadas © 2021. Todos os direitos reservados.