Escola particular: Benefícios e aprendizados

Devido a atual situação da educação pública brasileira, muitos pais decidem matricular os filhos em uma escola particular. O modelo educacional privado tem demonstrado maior eficiência e eficácia, com melhores resultados, em todos os aspectos analisados.

xx

A educação pública depende do orçamento disponibilizado pelo governo. Nela, a gestão do sistema escolar é também impactada por questões políticas, sendo passível de sofrer oscilações com as mudanças que acontecem nos períodos de transição entre governos.

No sistema privado, em sua essência, o orçamento é disponibilizado através do pagamento efetuado pelos alunos matriculados, e a gestão precisa viabilizar a instituição, o que faz com que normalmente a dinâmica do setor incorpore um olhar muito atento para a qualidade do serviço educacional prestado e a satisfação dos clientes.

É importante analisar, com sabedoria, os benefícios que a escola particular oferece, pois elas não são todas iguais.

Existem pilares que definem uma escola particular de qualidade. Confira, a seguir, alguns deles!

Infraestrutura

A análise e visualização da infraestrutura do espaço escolar é essencial, pois cada instituição possui uma planta com dimensões diferentes, ofertando também benefícios e recursos distintos.

Uma escola particular com uma gestão eficiente está sempre buscando melhorias para o ambiente escolar, mas cuidado para não confundir aparência predial suntuosa com qualidade e assertividade do trabalho didático-pedagógico realizado, pois o desempenho nesse caso não é mensurado pela tangibilidade material, mas sim pela qualidade das relações e engajamento do capital humano que conduz todo o processo.

Espaços mais amplos possibilitam uma maior mobilidade do aluno, que vai poder exercitar com maior liberdade de movimentos a sua motricidade ampla.

A densidade demográfica ou contingente de alunos por metro quadrado também é uma variável a ser analisada, pois, a depender do quantitativo de crianças na escola, o uso dos recursos pelo aluno pode sofrer limitação.

Espaços abertos e arborizados são essenciais para a interação da criança com o meio-ambiente e estimulação sensorial, sem falar na importância de os alunos interagirem ao ar livre e receberem os raios solares, sobretudo nas primeiras horas da manhã, e após as 15h.

Banheiros privativos em sala são um diferencial muito importante, do ponto de vista de comodidade, e, sobretudo por questões sanitárias, haja vista serem utilizados apenas por um pequeno contingente de alunos de uma mesma sala.

A amplitude e iluminação natural dos espaços, além da adequação do mobiliário e recursos didáticos são fatores essenciais para que as crianças se sintam motivadas, estimuladas e confortáveis.

Os investimentos na estrutura visam favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

Inclusive, é importante ressaltar que números e índices de aprovação no ENEM ou em universidades específicas não traduzem com fidedignidade uma avaliação do trabalho de uma instituição, haja vista que ao longo da trajetória acadêmica o aluno pode transitar por diferentes espaços educacionais, de modo que aquele resultado reflete o fruto de um trabalho coletivo e somativo de um processo sequenciado de educação escolarizada.

Currículo e Rotina Escolar

O currículo ofertado pela instituição educacional denota, em termos gerais a sua linha de trabalho, e que aspectos do desenvolvimento do aluno estão sendo enfocados.

Além disso, é importante compreender quais os recursos didático-pedagógicos essencialmente utilizados no processo de ensino-aprendizagem pela instituição, bem como a rotina pertinente a cada agrupamento etário ou turma.

As atividades curriculares inseridas na anuidade de uma escola particular, como musicalização, artes, psicomotricidade, inglês, práticas corporais etc., contribuem para um aprendizado multidisciplinar, formando um indivíduo na sua completude, promovendo o desenvolvimento socioemocional, motor e cognitivo.

Cada escola possui uma organização curricular diferente e a sua forma peculiar de trabalho, por isso é importante escolhê-la com atenção.

Capital Humano

Os recursos humanos que integram o corpo funcional da escola são elementos essenciais em todo o processo de formação educacional.

Nesse contexto, é de fundamental importância conhecer o perfil e histórico dos colaboradores, sobretudo dos professores regentes, professores especialistas, coordenação e direção. Todos possuem nível superior? Têm alguma especialização? Qual a experiência profissional desses profissionais? 

Além da qualidade do capital humano, importa analisar a quantidade de pessoas que cuida dos estudantes, e suas respectivas atribuições.

Outra avaliação relevante pertinente ao capital humano, é a observação do nível de engajamento e sinergia da equipe.

Numa visita ao espaço, algumas observações visuais são facilmente passíveis de serem realizadas. É perceptível o encantamento do time com o trabalho que desenvolvem? Há felicidade e brilho nos olhos dos colaboradores? Há afetividade e acolhimento nas interações de uma maneira geral? (entre o staff, deles com a comunidade familiar, e deles com o alunado).

educação infantil

Tradição e Resultados

A história e tradição da escola privada também devem ser levantadas e analisadas, pois elas demonstram na prática a consistência e qualidade dos serviços educacionais entregues pela instituição.

Outra apreciação fundamental é analisar se os relatos e depoimentos de familiares que já integram ou fizeram parte da comunidade ratificam as informações essenciais fornecidas pela instituição no ato da apresentação da escola.

Quer conhecer mais sobre a Escola Recanto de Fadas? Acesse o Instagram @recantodefadas ou entre em contato pelo WhatsApp (71) 99115-7175!

Fale Conosco

Telefone

(71) 3248-2031 / 3344-1360

Endereço

Rua dos Radialistas, 85 – Pituba,
Salvador – BA. CEP: 41810-650

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta – 7h30 às 17h30

Escola Recanto de Fadas © 2021. Todos os direitos reservados.