2022: copa no Catar e o Brasil vibrando de ansiedade. Isso porque estamos falando de um dos países mais apaixonados e aclamados quando falamos de futebol. Desde cedo, as crianças abraçam a modalidade e brincam não só nos campos fora do espaço educacional, como também nas escolas.
Muitas crianças anseiam pela hora de chegar à escola movidas pela oportunidade de jogar futebol com os colegas. O futebol além de proporcionar diversão aos alunos é também uma atividade física aeróbica. Mas qual é a importância de um esporte na educação infantil? Vamos ver!
O futebol, de fato, pode dominar a vida de algumas crianças. Se elas não estão jogando, estão assistindo ou falando sobre. Mas sabia que o futebol também é um excelente meio de educá-las?
Já sabemos que os esportes, principalmente os coletivos, são considerados de grande importância para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e aquisição de valores. Fora os tantos benefícios psicológicos que o esporte traz. É aí que se destaca o papel do treinador que melhora a qualidade da experiência esportiva das crianças, além da orientação e ação pedagógica.
Portanto, a aplicação de esportes nas escolas é de grande relevância. A partir disso, os alunos poderão crescer num ambiente feliz, animado e propício para aprender a fazer parte de um grupo. E por que esse esporte não poderia ser o tão aclamado futebol? É o que a criançada brasileira gosta, afinal de contas.
Veja, algumas das razões para se pensar o futebol não apenas para os alunos a partir do ensino fundamental, mas para todo o universo da educação infantil, e entre em campo você também:
A prática esportiva não é só individual, não diz respeito somente a saúde de quem a segue. Na verdade, é um meio de influência socializadora que favorece a formação das características pessoais das crianças, com comportamentos mais saudáveis, e a promoção e transmissão de valores como honestidade, respeito, solidariedade, generosidade e, claro, trabalho em equipe.
Uma criança pode até marcar um x1 contra um coleguinha, mas quando falamos de competição, ela sempre vai estar em grupo. É, por conta disso, de extrema importância nos voltarmos a esses valores básicos de convivência. Embora a gente não deva pensar que a simples prática do esporte favorece o desenvolvimento dos valores que o caracterizam, é necessário trabalhar esse aspecto para que a aquisição desses valores seja positiva.
O futebol pode sim ser considerado uma atividade lúcida, só que o tipo e a qualidade dos valores que as crianças adquirem vão depender do ambiente esportivo em que se desenvolvem, destacando, nesse processo, a imagem do treinador.
Esse desenvolvimento na educação das crianças pode ser, muitas vezes, visto como algo fácil de se alcançar, porém, na maioria dos casos, os treinadores não se comportam como verdadeiros educadores esportivos nos seus comportamentos. Alguns deles procuram o seu próprio benefício antes do dos jogadores, são imediatistas, têm a ideia de vencer como objetivo principal.
Por isso, a importância no processo das estratégias estabelecidas pelo treinador. A atuação desses profissionais no futebol infantil só pode ser estabelecida a partir de uma atuação educativa e lúdica, levando em consideração questões tanto da psicologia quanto da pedagogia, não somente a própria educação física.
A formação adequada, o estabelecimento de objetivos e uma boa atitude pedagógica são alguns dos elementos que determinam a qualidade de um esporte presente na educação das crianças. É aí que vemos se o processo é adequado ou prejudicial para os jogadores.
Os treinadores devem ajustar as metas de aprendizagem e aquisição em relação às características apresentadas pelas crianças. Cada criança é única, assim como cada grupo também vai ser. Não se pode usar um molde para todas as equipes infantis de futebol.
Sim, a competição faz parte do esporte, mas não é exatamente nela que devemos nos focar. Na verdade, o que vale no fim, ao participar de qualquer esporte, é aceitar suas regras e, com isso, as vitórias ou derrotas, levar isso para a vida. Não só ganhamos, perdemos muito também.
O que leva, ou devia levar, uma criança a começar a jogar desde cedo não é vencer sempre, mas sim aprender a jogar. Ela compete para aprender a jogar para ter mais chances de ganhar. Essa é a importância de seguir o processo. Não adianta pressionar uma criança a jogar um jogo que ela já gosta bastante, porque além dela poder ficar ansiosa e frustrada, é possível que pare de gostar de futebol.
Fazer algo que gosta é muito bom, não é? Por que não incorporar essa ideia na educação infantil? O que realmente nos impede de fazer isso? Veja quantas vantagens o futebol, ou outro esporte coletivo, pode trazer para os pequenos. Passamos a bola para você!
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