Nosso Recanto

A influência da musicalização na educação infantil

Você já ouviu falar da musicalização na educação infantil? Esta é a prática de introduzir conceitos musicais às crianças desde cedo, por meio de atividades lúdicas, como canções, brincadeiras rítmicas, jogos musicais e instrumentos simples.

a-influencia-da-musicalizacao-na-educacao-infantil

Essa abordagem tem como objetivos estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo das crianças, além de promover diversas habilidades que contaremos neste conteúdo.

Há muitos benefícios na conexão entre a música e a criança. A musicalização na educação infantil pode ajudá-la a desenvolver a criatividade e a expressar suas emoções e ideias por meio da música e do movimento. 

Com isso, a musicalização consegue influenciar o humor e o comportamento da criança, podendo tanto acalmá-la quanto deixá-la mais agitada, dependendo do tipo de música e do contexto em que é ouvida. Impressionante, não é?

Além disso, o ensino da música nas escolas ajuda os alunos a compreenderem e respeitarem diferentes culturas e estilos musicais, ampliando seu repertório cultural e musical. Ou seja, os seus filhos, sobrinhos ou netos podem se tornar adultos brilhantes!

Como mencionamos anteriormente, a musicalização também contribui para a formação das crianças e para o seu processo de aprendizagem, até mesmo em outras áreas do conhecimento.

A musicalização colabora com o desenvolvimento da criança de várias maneiras, incluindo:

 

Desenvolvimento cognitivo

Segundo a Danone Nutricia, plataforma de conteúdos informativos em saúde, comprova que um feto, quando exposto à música, pode ter sua atividade cerebral aumentada. Especialmente no último trimestre da gestão, quando sua capacidade auditiva cresce.

Imagine então, os benefícios que a música traz após o nascimento! A prática da musicalização na educação infantil melhora habilidades como atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, criatividade e pensamento abstrato.

Desenvolvimento socioafetivo

A música ajuda a criança a desenvolver a empatia, a autoestima, a habilidade de trabalhar em grupo e a expressão de emoções.

Sabe como isso é possível? Ela promove a interação social entre as crianças, por meio de atividades que envolvam canto, dança e percussão em grupo, através da musicalização na educação infantil. 

Colaborando, assim, com a relação da criança com a sociedade, ajudando-a também a criar e valorizar os vínculos com a família.

Desenvolvimento motor

As atividades oferecidas pela musicalização na educação infantil, como palmas, pulos e coreografias, auxiliam a coordenar os movimentos do corpo e em sua noção de tempo.

Através disso, são desenvolvidas habilidades como: coordenação motora, a noção espacial, o equilíbrio e a precisão dos movimentos. 

Dessa forma, as crianças exercitam o equilíbrio e a noção espacial, por meio de dinâmicas que envolvem movimentos de rotação, o deslocamento e mudança de direção.

Desenvolvimento cultural

A educação musical também exercita a compreensão e o respeito a diferentes culturas e estilos musicais. Permitindo, desse modo, que ela conheça diferentes tradições, ritmos e estilos musicais de diferentes partes do mundo.

Sendo assim, a musicalização na educação infantil consegue incentivar os pequenos a explorar e aprender mais sobre História, o planeta e a sociedade durante o seu crescimento.

Aprendizagem em outras áreas

Assim como as artes plásticas e o futebol na educação infantil, a música pode ajudar a criança a aprender conceitos de outras áreas, como matemática, ciências e literatura, por meio de atividades que utilizem música e ritmo.

Com o apoio da exposição a diferentes sons e ritmos, é possível aumentar o vocabulário e aperfeiçoar a pronúncia.

Até mesmo na área de exatas, a música possui um papel importante.

Ela estimula o desenvolvimento matemático da criança, uma vez que a percepção dos diferentes ritmos e compassos pode ajudar a desenvolver habilidades de contagem, divisão e frações, técnicas que podem ser aprimoradas com a musicalização na educação infantil.

Por esta razão, é necessário ter muito cuidado com as músicas com conteúdo inadequado, como letras com linguagem vulgar ou violência explícita, pois pode ter efeitos negativos na criança, influenciando negativamente seu comportamento e seus valores.

Aprender música na infância oferece muitos aprendizados na formação pessoal, concorda? Não é atoa que a musicalização na educação infantil é considerada uma atividade essencial, realizada em várias escolas por todo o Brasil.

Fale Conosco

Telefone

(71) 3248-2031 / 3344-1360

Endereço

Rua dos Radialistas, 85 – Pituba,
Salvador – BA. CEP: 41810-650

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta – 7h30 às 17h30

Escola Recanto de Fadas © 2021. Todos os direitos reservados.